Vila Itapura - Campinas/SP | Centro - Amparo/SP

Alergia e Imunologia

a

O que é?

A alergia e imunologia pediátrica é uma sub-especialidade médica que investiga e trata doenças relacionadas ao sistema imunológico, incluindo tanto as alergias quanto as imunodeficiências primárias, que estão associadas a defeitos hereditários ou genéticos do sistema imunológico.

Principais doenças

Na infância, as doenças mais frequentes são as alergias alimentares, sendo as mais comuns a alergia à proteína do leite de vaca (APVL), as alergias respiratórias (rinite e asma) e as alergias de pele (dermatite atópica e urticária).

Já as imunodeficiências primárias são doenças mais raras, mas de extrema gravidade, o que torna particularmente importante o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Muitas delas estão associadas a síndromes diversas. Nas crianças, esse grupo de doenças inclui a hipogamaglobulina transitória da infância, a agamaglobulinemia ligada ao cromossomo X e a síndrome da imunodeficiência combinada grave (SCID), entre outras.

Quando procurar

Se você observar manifestações alérgicas no seu filho é importante procurar um médico especializado de sua confiança. A partir de uma avaliação do quadro clínico, exames laboratoriais e investigações mais detalhadas quando necessário, esse profissional reunirá todos os elementos para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado para alergias alimentares, respiratórias, oculares, cutâneas e medicamentosas.

Em relação às doenças imunológicas, uma avaliação médica é indispensável quando observados algum ou alguns dos 10 sinais de alerta relacionados a seguir:

1. Duas ou mais pneumonias no último ano.

2. Quatro ou mais novas otites no último ano.

3. Estomatites de repetição ou monilíase (infecção popularmente conhecida como “sapinho”) por mais de dois meses.

4. Abcessos de repetição ou ectima (um tipo de infecção da pele).

5. Um episódio de infecção sistêmica grave (meningite, osteoartrite, septicemia).

6. Infecções intestinais de repetição, diarreia crônica, giardíase (infecção intestinal provocada por um parasita).

7. Asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune.

8. Efeito adverso ao BCG e/ou infecção por micobactéria (um tipo de bactéria).

9. Fenótipo clínico sugestivo de síndrome associada a imunodeficiência.

10. História familiar de imunodeficiência.

Fale Conosco