Allegra infantil: entenda mais sobre este medicamento!

Muitos pais e familiares que têm bebês e crianças pequenas buscam mais informações sobre o Allegra Pediátrico, não é mesmo?! Isso acontece, dentre diversos motivos, porque as alergias infantis estão cada vez mais comuns e podem afetar bebês e crianças de todas as idades.

E isso se reflete, no geral, em uma população que apresenta mais quadros alérgicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com asma, 250 milhões apresentam alergia alimentar, 400 milhões sofrem com rinite e 25% da população já desenvolveu alergia a algum fármaco, atingindo indivíduos em todas as faixas etárias, comprometendo de forma significativa a qualidade de vida dessa população (fonte: Ministério da Saúde).

As alergias ocorrem quando o sistema imunológico da criança reage de forma exagerada a substâncias inofensivas, como alimentos, ácaros, pólen, mofo, picadas de insetos ou pelos de animais. Essas reações alérgicas podem desencadear uma variedade de sintomas, que podem variar de leves a graves.

No post de hoje vamos entender o que é alergia, os tipos mais frequentes de alergia em crianças e mais informações sobre o medicamento Allegra Pediátrico.

Como é a alergia em crianças?

Como foi visto, a alergia em crianças é uma reação do sistema imunológico a substâncias geralmente inofensivas, conhecidas como alérgenos. Essas substâncias podem incluir alimentos, ácaros, pólen, mofo, pelos de animais, picadas de insetos, entre outros. Quando uma criança é exposta a um alérgeno ao qual é sensível, seu sistema imunológico reage de forma exagerada, produzindo anticorpos IgE específicos para esse alérgeno.

E de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP/SP), as alergias mais comuns em crianças são rinite alérgica, asma, dermatite atópica e alergia alimentar. Doenças alérgicas são um dos principais motivos de procura de atendimento médico ambulatorial na faixa pediátrica e as alergias não controladas estão entre os principais motivos de internação hospitalar.

E o que acontece com o organismo? Essa reação imunológica desencadeia uma liberação de substâncias químicas no corpo, como histamina, que causam os sintomas alérgicos. Os sintomas podem variar dependendo do tipo de alergia e da forma como a criança entrou em contato com o alérgeno.

Alguns sintomas comuns de alergia em crianças incluem:

  • Erupções cutâneas, como urticária ou eczema.
  • Coceira intensa na pele.
  • Coriza nasal, espirros e congestão nasal.
  • Tosse, falta de ar e chiado no peito (sintomas de alergias respiratórias, como rinite alérgica ou asma).
  • Inchaço dos lábios, língua ou rosto.
  • Náuseas, vômitos, cólicas ou diarreia (sintomas de alergias alimentares).

Essas alergias podem variar em gravidade, desde reações leves e transitórias até reações graves e potencialmente fatais, como anafilaxia. O diagnóstico das alergias infantis geralmente envolve uma avaliação cuidadosa dos sintomas, histórico médico, testes cutâneos de alergia e, em alguns casos mais específicos, testes de sangue específicos para alérgenos.

Quais os tipos mais frequentes de alergia nas crianças?

Como vimos, as alergias mais frequentes em crianças incluem:

  • Alergias Alimentares: Essas alergias podem ser desencadeadas por alimentos como leite de vaca, ovos, amendoim, trigo, soja, peixe e frutos do mar. As reações alérgicas alimentares podem variar de leves a graves e incluem sintomas como urticária, inchaço dos lábios ou língua, cólicas abdominais, vômitos, diarreia e, em casos graves, anafilaxia.
  • Rinite Alérgica: É uma reação alérgica que afeta o nariz, causando sintomas como espirros, coriza nasal, coceira no nariz e congestão nasal. Os alérgenos comuns que desencadeiam a rinite alérgica incluem ácaros, pólen, mofo e pelos de animais.
  • Asma: A asma é uma condição respiratória crônica caracterizada por inflamação e estreitamento das vias aéreas, o que leva a sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse e aperto no peito. Os alérgenos, como ácaros, pólen, mofo e pelos de animais, podem desencadear ou piorar os sintomas da asma em crianças alérgicas.
  • Dermatite Atópica (Eczema): É uma condição de pele crônica e inflamatória que causa erupções cutâneas secas, vermelhas e com coceira. Embora a dermatite atópica não seja exclusivamente uma alergia, muitas vezes está associada a outras condições alérgicas, como alergias alimentares e rinite alérgica.
  • Alergia a Picadas de Insetos: As reações alérgicas a picadas de insetos, como abelhas, vespas e formigas, podem causar inchaço, vermelhidão, coceira e, em casos graves, anafilaxia.

Allegra Pediátrico (infantil): saiba mais sobre este medicamento

O Allegra é um medicamento antialérgico que contém o princípio ativo fexofenadina. Conforme a bula do medicamento, ele é usado no tratamento dos sintomas associados à rinite alérgica sazonal e perene, como espirros, coriza nasal, coceira no nariz, garganta irritada e olhos lacrimejantes. O tratamento com Allegra visa aliviar esses sintomas alérgicos.

A fexofenadina, presente no Allegra, atua bloqueando a ação da histamina, uma substância química liberada pelo sistema imunológico em resposta à presença de alérgenos. Ao bloquear os receptores de histamina, o Allegra reduz a resposta alérgica do corpo, aliviando assim os sintomas da alergia.

O Allegra está disponível em diferentes formas, incluindo comprimidos, cápsulas e suspensão oral. A dosagem e a duração do tratamento com Allegra podem variar dependendo da idade do paciente, da gravidade dos sintomas alérgicos e da orientação médica.

Allegra Pediátrico: mais informações

O Allegra Pediátrico, conforme a sua bula, tem em sua composição o Cloridrato de fexofenadina e é indicado para crianças a partir de 6 meses. Ele é um anti-histamínico de 2a geração. Os anti-histamínicos, também conhecidos como antialérgicos, são os medicamentos mais utilizados no tratamento das alergias e vêm apresentando uma evolução importante desde sua descoberta, há mais de 70 anos.

Os anti-histamínicos de 1a geração são mais antigos e foram os primeiros a surgir. Devido às suas características, alguns deles, acabam atingindo o Sistema Nervoso Central, causando maiores efeitos colaterais, como a sedação1-4.

Já os anti-histamínicos de 2a geração, como é o caso do Allegra Pediátrico, são mais modernos, geram menos efeitos colaterais e não dão sono.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), dentre as principais medicações para o controle das doenças alérgicas e da asma estão:

  • Anti-histamínicos;
  • Descongestionantes;
  • Agentes anti-inflamatórios esteroides e não esteroides;
  • Anti-leucotrienos;
  • Anti-IgE;
  • Broncodilatadores.

Porém, para saber qual o tratamento mais indicado para a criança, é fundamental a orientação médica especializada porque a forma de tratamento é totalmente individualizada.  Primeiro, é necessário identificar o tipo de alergia para, a partir de outras particularidades do bebê ou da criança (e seu histórico familiar) poder guiar o tratamento.

Gostou de saber mais sobre O Allegra Infantil? Que tal contar com um Pediatra e Alergologista e Imunologista Infantil altamente qualificado? Acreditamos em uma abordagem humanizada e integrativa na pediatria, garantindo que nossas crianças cresçam saudáveis e felizes.

Marque agora mesmo uma consulta com um alergologista pediátrico em Campinas (São Paulo). Juntos, podemos garantir um futuro saudável e promissor para as nossas crianças.

Continue acompanhando mais notícias e novidades sobre cuidados com as crianças. Acesse agora mesmo o nosso blog.

Leave a comment

Fale Conosco