Dermatite infantil: sintomas, causas e tratamento

A dermatite é um termo geral que descreve inflamações da pele. Existem vários tipos, cada um com suas causas e sintomas. Os principais tipos de dermatite incluem: dermatite atópica (eczema), a de contato, a seborreica, dermatite numular, dermatite herpetiforme, a de estase e a perioral. Cada tipo tem características distintas, mas todos envolvem alguma forma de inflamação da pele.

No post de hoje vamos entender o que é esta condição, tipos de sintomas, as causas e o tipo de tratamento para essa doença.

O que é dermatite?

A dermatite é uma condição inflamatória da pele que pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças. Essa condição pode se manifestar de várias formas e ter diferentes causas, mas geralmente envolve sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e irritação na pele.

Quais os tipos de dermatite?

Existem vários tipos de dermatite, cada um com suas próprias características distintas. As principais são:

• De contato: Este tipo de dermatite ocorre quando a pele entra em contato com substâncias irritantes ou alérgenos, como produtos químicos, metais, plantas venenosas ou certos tecidos. Os sintomas geralmente se desenvolvem na área de contato com a substância irritante.
  • Atópica: Também conhecida como eczema, a dermatite atópica é uma condição crônica caracterizada por pele seca, vermelha e irritada, além de coceira intensa. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo e é comum em crianças, muitas vezes associada a outras condições alérgicas, como asma e rinite alérgica.
  • Seborreica: Esta forma de dermatite afeta áreas do corpo com glândulas sebáceas, como o couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas e peito. É comumente conhecida como caspa quando ocorre no couro cabeludo e pode causar descamação e vermelhidão.
  • De estase: Esta forma de dermatite ocorre em áreas onde o fluxo sanguíneo é lento, como nas pernas e tornozelos. É mais comum em pessoas com problemas de circulação, como varizes, e pode causar inchaço, vermelhidão e coceira na pele.
  • Outros tipos: Existem também outros tipos menos comuns de dermatite, como dermatite numular (manchas redondas e pruriginosas na pele), a de fraldas (irritação na área coberta por fraldas em bebês) e a de estase (irritação da pele ao redor dos olhos).

Qual a diferença entre a dermatite de contato e a atópica?

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a de contato e a atópica são dois tipos distintos de dermatite.

A de contato é desencadeada pelo contato direto com substâncias irritantes ou alérgenas, como bijuterias contendo sulfato de níquel e cloreto de cobalto, produtos de cuidados pessoais, detergentes e produtos de limpeza. Existem duas formas: irritativa, que é mais comum e pode ser causada por produtos químicos agressivos, e alérgica, que envolve uma reação alérgica a substâncias específicas. Esta condição pode afetar pessoas de certas profissões devido à exposição contínua a agentes irritantes, como o cimento para pedreiros. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira, e, em alguns casos, formação de vesículas, e podem levar dias para aparecer.

Por outro lado, a dermatite atópica (DA) é um processo inflamatório crônico da pele que alterna entre períodos de melhora e piora, com fatores hereditários importantes que determinam a secura da pele. Ela pode ser desencadeada por alimentos, aeroalérgenos, perfumes, suor, e fatores emocionais. A DA é uma doença genética, afetando cerca de 20% das crianças e 3% dos adultos, com sintomas de pele seca e coceira intensa. As lesões têm locais preferenciais de manifestação, dependendo da idade, e em muitos casos, a condição melhora gradualmente até o final da infância.

Quais os principais sintomas?

Como já vimos, a mais comum é a dermatite atópica. Se o seu filho está sempre se coçando, preste atenção a esse fato, pois o sintoma mais marcante é a coceira: frequente e intensa, ela causa distúrbios de sono e irritabilidade.

Outros sinais possíveis dessa dermatite são vários tipos de erupções cutâneas, tais como (fonte: Hospital Israelita Albert Einstein).

• Pápulas: lesões que aparecem na pele com menos de 1 centímetro, com bordas definidas, na cor da própria pele ou então em tons de marrom ou roxo;
  • Eritemas: manchas vermelhas na pele;
  • Seropápulas: bolhas;
  • Vesículas: pequenas bolhas cheias de líquido, que podem surgir em qualquer parte do corpo;
  • Escamas: perda de parte da pele com a formação de flocos;
  • Crostas: formação posterior aos danos na pele;
  • Liquenificação: espessamento da pele, com a visualização mais nítida dos sulcos que a caracterizam.

Além disso, como essa doença é caracterizada por um sistema imunológico desregulado e a barreira de proteção da pele não funciona como deveria, os pacientes de dermatite atópica são mais vulneráveis a infecções por bactérias, como o Staphylococcus aureus, vírus como Herpes simples ou infecções fúngicas.

O que causa a dermatite?

Como já vimos, essa é uma condição de pele comum que pode ser causada por uma variedade de fatores. Embora as causas exatas possam variar dependendo do tipo específico de dermatite, algumas das causas mais comuns incluem:

• Reações alérgicas: A dermatite de contato é frequentemente desencadeada por uma reação alérgica a substâncias como metais (como níquel), produtos químicos em produtos de limpeza, cosméticos, medicamentos tópicos ou plantas venenosas, como hera venenosa.
  • Irritantes: Produtos químicos agressivos, detergentes, solventes, sabonetes e produtos de higiene pessoal podem irritar a pele e desencadear uma resposta inflamatória, levando à dermatite de contato.
  • Genética: A dermatite atópica tem uma forte associação genética e pode ocorrer em famílias com histórico de alergias, asma ou dermatite.
  • Fatores ambientais: Fatores como clima seco, mudanças de temperatura, exposição ao sol, poluição e umidade excessiva podem irritar a pele e desencadear surtos de dermatite.
  • Estresse emocional: O estresse emocional pode desencadear ou piorar surtos de dermatite, especialmente em pessoas com dermatite atópica.
  • Bactérias e fungos: Infecções bacterianas, como impetigo, e infecções fúngicas, como o pé de atleta, podem causar dermatite seborreica ou dermatite de estase.
  • Alterações hormonais: Mudanças hormonais, como aquelas que ocorrem durante a gravidez ou a puberdade, podem desencadear surtos de dermatite em algumas pessoas.
  • Alimentos: Embora menos comum, certos alimentos podem desencadear reações alérgicas que se manifestam como dermatite em algumas pessoas, especialmente em crianças.

É importante entender que a causa específica desta condição pode variar de pessoa para pessoa e pode ser influenciada por uma combinação de fatores. Identificar e evitar os fatores desencadeantes é fundamental para prevenir e controlar os sintomas da dermatite.

Quais os principais tratamentos?

O tratamento vai variar de acordo com cada situação. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico especializado.

No geral, podemos dizer que o tratamento é centrado nos cuidados com a pele, por meio da hidratação constante com cremes para peles sensíveis e secas. A aplicação desses produtos precisa ser feita logo após o banho, com a pele ainda úmida, de modo a aproveitar para manter a pele hidratada pela união dos cremes com a água que o corpo absorveu.

As pomadas de cortisona podem ser receitadas pelo médico, desde que utilizadas nas doses e concentrações corretas. Caso contrário, efeitos colaterais — como a atrofia da pele e as estrias — podem surgir. Já as medicações orais, como os anti-histamínicos para o alívio da coceira, serão adotadas em caso de ineficácia da pomada.

Gostou de saber mais sobre este tema? Que tal contar com um Pediatra e Alergologista e Imunologista Infantil altamente qualificado? Acreditamos em uma abordagem humanizada e integrativa na pediatria, garantindo que nossas crianças cresçam saudáveis e felizes.

Marque agora mesmo uma consulta com um alergologista pediátrico em Campinas (São Paulo). Juntos, podemos garantir um futuro saudável e promissor para as nossas crianças.

Continue acompanhando mais notícias e novidades sobre cuidados com as crianças. Acesse agora mesmo o nosso blog.