Muitas famílias têm procurado informações sobre Kaloba. Por quê? Porque as crianças, especialmente as mais novas, frequentemente sofrem com resfriados e infecções agudas e crônicas. Os resfriados são uma das infecções mais comuns entre os pequenos, caracterizados por sintomas como coriza, espirros, tosse e febre baixa. Embora geralmente não sejam graves, os resfriados podem ser bastante incômodos.
Além dos resfriados, as crianças também estão sujeitas a infecções agudas, como a faringite, otite média e bronquite, que podem causar dor de garganta, dor de ouvido e dificuldade respiratória, respectivamente. Infecções crônicas, como a sinusite e a asma, também são comuns e podem exigir acompanhamento médico contínuo e tratamento prolongado.
No post de hoje vamos entender para que serve e como é o tratamento com Kaloba, a composição e suas contraindicações.
Para que serve o Kaloba?
Para ajudar no tratamento dessas doenças, o Kaloba é um medicamento à base de plantas que tem se mostrado eficaz. Kaloba é derivado da planta Pelargonium sidoides, nativa da África do Sul, e é utilizado no tratamento de infecções respiratórias agudas e crônicas. Assim, Kaloba é um medicamento fitoterápico utilizado para melhorar os sintomas das infecções respiratórias, com o intuito de reduzir a replicação do vírus e com isso diminuir a duração dos sintomas. Ele é utilizado em casos de infecções de vias aéreas agudas, como resfriados comuns, sinusites e bronquites agudas.
Revisão da COCHRANE de 2013 mostra que as evidências científicas são de baixa qualidade, porém pode haver um benefício no alívio mais rápido dos sintomas.
Como é o tratamento com Kaloba?
A dose e posologia do Kaloba depende da sua forma de apresentação (fonte: Grupo Rede D’OR).
Kaloba gotas
As gotas de Kaloba devem ser ingeridas com algum líquido, meia hora antes das refeições, que devem ser pingadas num recipiente, devendo-se evitar dar diretamente na boca das crianças.
A dose recomendada é a seguinte (fonte: Consulta Remédios):
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 30 gotas, 3 vezes ao dia;
- Crianças com idade entre 6 e 12 anos: 20 gotas, 3 vezes ao dia;
- Crianças com idade entre 1 e 5 anos: 10 gotas, 3 vezes ao dia.
O tratamento deve ser realizado por 5 a 7 dias, ou conforme indicado pelo médico, não devendo ser interrompido, mesmo após o desaparecimento dos sintomas, ou de acordo com a orientação médica.
Kaloba comprimidos
Para adultos e crianças com idade superior a 12 anos, a dose recomendada é de 1 comprimido, 3 vezes ao dia, com o auxílio de um copo de água. Os comprimidos não devem ser partidos, abertos ou mastigados.
Quais são as contraindicações do Kaloba?
A dose Kaloba, como qualquer medicamento, possui algumas contraindicações e deve ser utilizado com cautela. Aqui estão algumas das principais contraindicações e precauções:
- Alergia aos componentes: Kaloba não deve ser usado por pessoas que tenham alergia conhecida ao extrato de Pelargonium sidoides ou a qualquer outro componente da fórmula.
- Gravidez e amamentação: Não há estudos suficientes sobre a segurança de Kaloba durante a gravidez e a amamentação. Portanto, o uso do medicamento nesses períodos não é recomendado sem orientação médica.
- Distúrbios hepáticos: Pessoas com doenças hepáticas graves devem evitar o uso de Kaloba, pois há relatos de casos raros de toxicidade hepática associada ao uso do medicamento.
- Distúrbios hemorrágicos: Kaloba pode afetar a coagulação sanguínea, portanto, pessoas com distúrbios hemorrágicos ou que estão tomando medicamentos anticoagulantes devem usar Kaloba com cautela e sob orientação médica.
- Crianças pequenas: A segurança e eficácia de Kaloba em crianças menores de 1 ano não foram estabelecidas. Consulte um pediatra antes de administrar o medicamento a crianças pequenas.
- Interações medicamentosas: Sempre informe ao médico sobre todos os medicamentos que a criança está tomando, pois Kaloba pode interagir com outros medicamentos.
Qual a composição do Kaloba
Como já vimos, Kaloba é um medicamento fitoterápico que é composto pelo extrato seco das raízes de Pelargonium sidoides DC. (EPs® 7630) e excipientes como maltodextrina, dióxido de silício, lactose monoidratada, entre outros. Veja a bula do Kaloba aqui.
Gostou de saber mais sobre o Kaloba e para que serve? Que tal contar com um Pediatra e Alergologista e Imunologista Infantil altamente qualificado? Acreditamos em uma abordagem humanizada e integrativa na pediatria, garantindo que nossas crianças cresçam saudáveis e felizes.
Marque agora mesmo uma consulta com um alergologista pediátrico em Campinas (São Paulo). Juntos, podemos garantir um futuro saudável e promissor para as nossas crianças. Continue acompanhando mais notícias e novidades sobre cuidados com as crianças. Acesse agora mesmo o nosso blog.