Com a volta das atividades ao normal, principalmente o retorno das aulas e a liberação das creches para as crianças, houve um grande aumento nas consultas de pronto socorro nas últimas semanas.
A queixa principal é a tosse e a coriza acompanhada ou não da febre. Mal da tempo de melhorar um quadro logo em seguida já aparece outro. Um ciclo sem fim.
Antes que você pense que tem algo de errado com seu filho, na grande maioria das vezes isso acontece devido ao grande número de vírus e ao contato com outras pessoas. Tanto é assim que durante a quarentena do covid os PS infantis ficaram vazios. Por mais de 1 ano as crianças ficaram bem.
Muitas vezes os pais ficam angustiados querendo descobrir o porquê de não haver melhora. Na verdade até existe, mas logo em seguida começa novamente. E as várias idas ao PS acaba levando ao uso de antibióticos desnecessariamente.
Devemos sempre estar atentos aos sinais de gravidade como cansaço e vômitos. Mas no geral o quadro tende a melhorar com o crescimento da criança.
E um informação, a tosse pode durar até 14 a 20 dias após o término de um resfriado! Portante pode ser algo esperado mesmo com a melhora da criança!
Por isso sempre acompanhe com seu pediatra.